Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/orleansviva/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2734

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/orleansviva/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2738

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/orleansviva/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3679
MOV envia carta de questionamentos aos candidatos de Orleans – Orleans Viva
Localização :
Orleans - SC
Email :
orleansviva@gmail.com

MOV envia carta de questionamentos aos candidatos de Orleans

Hoje, dia 21 de outubro, o MOV enviou a carta “Rumo ao bem-viver” para os representantes oficiais dos diretórios municipais dos partidos cadastrados no Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, correspondente ao município de Orleans, solicitando o encaminhamento a todos os candidatos do executivo e legislativo de seu partido. Nosso movimento, que atua em prol de uma economia pensada de forma integral em relação à Orleans e da proteção ambiental do município desde 2018, manifesta as preocupações e questionamentos que, como eleitores, consideramos prioritários neste momento e nesta cidade, e sugere aos candidatos que os respondam de forma pública, em seus próprios canais de comunicação. Confira o documento:

 

RUMO AO BEM-VIVER

Como é do conhecimento de todos, o setor carbonífero ainda possui interesse em expandir suas atividades por novos territórios, alimentando-se do subsolo às custas do solo, da água e de tudo que deles dependem direta ou indiretamente. Nossa região sofre há décadas com os problemas declaradamente irreversíveis das águas ácidas e de áreas inférteis, degradadas e contaminadas por essa atividade do passado.

Pautados pelas novas visões de mundo, menos fragmentadas e mais sistêmicas, menos autocráticas e mais participativas, alicerçadas na redescoberta dos conhecimentos dos povos tradicionais e nas abordagens mais recentes das ciências naturais, exatas, agrárias e humanas, que reconhecem cada vez mais a interpendência entre as espécies e entre estas e seu meio, suas condições, clima, solo, água e toda a biosfera, o Movimento Orleans Viva – Guardiões do Costão entende que os gestores públicos do presente e do futuro não podem mais ser alheios à crise ambiental global e ao esgotamento dos atuais modelos de administração e “desenvolvimento” por ela responsáveis. Mais do que isso, entendemos que estes gestores e tomadores de decisão assumem inevitavelmente a responsabilidade por conduzir uma grande mudança de trajeto que se afasta do “crescimento a qualquer custo” e se aproxima do bem-viver coletivo, do respeito à vida e de uma ética politicamente fundamentada na participação da sociedade.

Neste espírito, e na convicção de que as decisões em nível local têm o poder de mudar o mundo – seja por seu impacto direto ou através de seu exemplo e fonte de inspiração – apresentamos nossos principais questionamentos para os candidatos ao poder executivo e legislativo do município de Orleans em 2020. Respostas sinceras e fundamentadas, que contemplem, por exemplo, setores, cargos e fontes de recursos sempre são mais dignas da confiança de que serão de fato colocadas em prática.

1 – Qual será seu posicionamento frente a qualquer possibilidade de ser retomada a mineração de carvão no município de Orleans? Que medidas pretende tomar caso esta ameaça se aproxime?

2 – Pretende incentivar a transição para modelos de produção agrícola ecológicos, diversificados, regenerativos e que garantam mais autonomia ao produtor? Como?

3 – Pretende incentivar, capacitar e regulamentar o ecoturismo e o agroturismo como alternativas de renda para as famílias da área rural? Como?

4 – Quais são os benefícios de existirem duas unidades de conservação dentro dos limites do município e como estes benefícios poderiam ser mais valorizados?

5 – Que medidas preventivas de curto prazo tomará para que o intenso fluxo turístico autoguiado que se observa nas áreas naturais de Orleans desde o início da pandemia não cause danos ambientais, culturais e sociais?

6 – Pretende agir em prol da recuperação das áreas de preservação permanente de rios que se encontram degradados, vulneráveis à erosão, cheias, assoreamento e poluentes? Como?

7 – Como pretende reduzir a prática da queima e da destinação irregular de resíduos sólidos na área rural?

8 – Pretende agir em sinergia com as polícias civil e militar ambiental, bem como com os órgãos ambientais, no combate à caça, captura e tráfico de animais silvestres? Como?

9 – Como pretende conciliar o crescimento e a expansão urbanos com a manutenção ou implantação de áreas verdes e com a ampliação da arborização de vias públicas?

10 – Como pretende reduzir a quantidade de resíduos sólidos recicláveis que Orleans destina semanalmente ao aterro sanitário ou que são queimados de modo irregular?

11 – Qual é, na sua opinião, a responsabilidade da prefeitura em relação a animais abandonados e em situações precárias nas ruas? Há medidas de curto e médio prazo que pretende tomar? Quais?

12 – Qual é, na sua opinião, o papel da educação, seja de adultos ou crianças, na valorização e preservação dos nossos patrimônios culturais e naturais?

13 – Quais são suas propostas para implementar o Plano Municipal de Turismo e o Plano Municipal da Mata Atlântica, os quais foram ou estão sendo construídos recentemente de forma participativa e se alinham à valorização e preservação dos patrimônios culturais e naturais?

Movimento Orleans Viva – Guardiões do Costão

21 de outubro de 2020.